

Lançamento da Melhoramentos traz uma história de amor e de vida que engloba emoções complexas, companheirismo e esperança
Ao começar a ler as páginas de Ramona Blue, da Editora Melhoramentos, temos a sensação de ter entrado em uma sala confortável, silenciosa e bonita. Um local para ficar pelo máximo tempo possível. O tom é intimista, delicado e o texto é rico em muitos detalhes.
Mas não é só por isso que Ramona Blue é um livro importante, marcante e atual. Trata-se de um romance que aborda temas prioritários para qualquer ser humano: amor, sexualidade, preconceito racial, homofobia, relações familiares, famílias plurais e a pressão para decidir o futuro quando se é adolescente.
Ele fala sobre a descoberta da sexualidade, sobre crescimento e traduz a nova fase da Melhoramentos, trazendo entretenimento de qualidade, temas atuais e inclusivos.
A protagonista, Ramona, com 17 anos e quase um metro e noventa de altura, vive tudo isso e mais um pouco. Ela, que tem cabelos azuis (daí vem o nome) se mostra delicada, mas pronta para enfrentar dúvidas, sensações e viver as emoções que a permitirão amadurecer.
Mesmo tão jovem, tem que lidar com muitas coisas – internas e externas. Ramona está no último ano do Ensino Médio. Isso quer dizer que o mundo exige que ela tome alguma decisão com relação ao futuro profissional.
A família mora num trailer que fica num estacionamento em Eulogy, Mississipi, na região do furacão Katrina (que aconteceu em 2005) e perdeu tudo. Ramona tinha cinco anos na ocasião e ficou também sem a mãe, que foi embora. Mas a complexidade da realidade da protagonista vai além. Ramona faz de tudo para ajudar a família: trabalha num bar (detesta se atrasar) e entrega folhetos. As certezas que tem – gosta de garotas, é devotada à família e está destinada a algo maior – são seu guia.
A garota de cabelos azuis teve que se tornar adulta cedo. A irmã, que engravida, é mais uma responsabilidade que recai nas costas dela. A paixão de verão, Grace, foi vivida numa espécie de universo paralelo para Ramona. Uma relação que trouxe leveza, mas que logo acaba. As férias terminam e a família da garota vai embora.
Ramona diz adeus a Grace e olá para Freddie, um amigo de infância, que retorna do passado dez anos depois. Um garoto negro, que foi criado pelos avós e com uma vida cheia de desafios. Eles têm histórias que os unem de várias formas. Uma distração bem-vinda para Ramona, mas que logo provoca muitas dúvidas. Freddie, que é ex-nadador, convida a amiga para cair na água com ele. E, entre uma braçada e outra no clube, o sentimento começa a surgir. Ramona se apaixona pela natação e começa a olhar para Freddie de outra forma.
O livro detalha uma história de amor e de vida que engloba emoções complexas, companheirismo e esperança. Há beleza e profundidade nas questões de Ramona Blue.
Sobre a autora
Julie Murphy vive no Texas com seu marido, que a ama, seu cachorro, que a adora, e seus gatos, que a toleram. Julie trabalhou por anos como bibliotecária e dedica hoje 100% do seu tempo à escrita. Ela é autora de vários livros, entre eles o best seller Dumplin’, que virou filme na Netflix.
Outras publicações para ler e curtir.
Tags
Outras publicações para ler e curtir.
‘A Ilha de Malabares’ traduz a velhice e suas peculiaridades
25 Outubro 2021
Lidar com o peso que a idade traz não é fácil, tanto física quanto psicologicamente. E as crianças, em...
O universo d’As Meninas Maluquinhas
25 Outubro 2021
As meninas e as mulheres sempre tiveram grande participação no legado encantado criado pelo mestre Ziraldo:...
Com qual penteado eu vou?, de Kiusam de Oliveira, valoriza a ancestralidade, as virtudes e o amor
25 Outubro 2021
Num primeiro momento, é normal imaginar que o livro Com qual penteado eu vou? de autoria de Kiusam de...
Uma história de amor e de rock no Brasil dos anos 90
25 Outubro 2021
Uma história de crescimento, com aventuras típicas de séries de TV como How I Met Your Mother e Anos...
Os diversos nomes do amor
25 Outubro 2021
O que é amor para você? Relacionamentos de comédias românticas que sobrevivem a todos os contratempos? Ou...
“Manual Para Super-Heróis” empodera as crianças para uma revolução sustentável
25 Outubro 2021
Quando o vilão é muito forte, não tem como salvar o mundo sozinho. É preciso reunir todos os super-heróis...
“Tecnologia na Infância” explica as consequências do uso de telas e traz soluções práticas
25 Outubro 2021
As crianças e jovens desta geração nasceram imersas em um mundo repleto de tecnologia, telas e facilidades...